Prática 19 - Brincado com a biologia celular através de massa modelar


    

O estudo da célula, denominada Citologia é fundamental para a compreensão de como os organismos funcionam, além de ser um campo de aplicações importante para a ciência e para a sociedade.
     A célula é definida como a unidade fundamental dos seres vivos, ou a menor unidade capaz de manifestar as propriedades de um ser vivo. Ela é capaz de sintetizar seus componentes, de crescer e de multiplicar-se. A célula pode ser classificada em unicelulares, no qual é formada por uma única célula, como as bactérias e os protozoários, já as pluricelulares são formadas por várias células  como o seres humanos e as plantas com exceção dos vírus (agentes infecciosos microscópicos), que ao contrário de todos os seres vivos, não apresentam organização celular.
     Os seres vivos podem ser divididos em procariontes e eucariontes, dependendo do tipo de estrutura celular que apresentam. Os procariontes são unicelulares e têm estrutura celular mais simples, sem núcleo individualizado, ou seja, seu material genético fica disperso no citoplasma. São representados pelas bactérias, os eucariontes têm uma estrutura celular mais complexa e apresentam núcleo. Seu material genético está separado do citoplasma por uma membrana nuclear. Alguns eucariontes são unicelulares, por exemplo, os protozoários e algumas algas. Outros, como animais e plantas, são pluricelulares.


Vídeo: 

Animação Célula 3D



     

Como a maioria das escolas do sertão não tem acesso ao recurso Datashow, uma prática interessante para fazer em sala de aula  é os alunos  montarem a célula animal ou vegetal com massa modelar, pois o objetivo seria identificar cada organela, saber qual sua função e classificar a célula em eucarionte ou procarionte conforme sua estrutura.

Vídeo: 

Como Fazer A Maquete de Uma Célula Animal



Os materiais utilizados nessa prática serão: 

- Isopor
- Caneta colorida
- Massa modelar
- pepel A4

Boa aula e divirtam-se! 

Por Jéssica Costa


Referência Bibliográfica


2 comentários:

Unknown disse...

Olá vcs tem um video mostrando como se faz uma maquete de celula vegetal??

Unknown disse...

Muito bom. Essa prática é um atrativo para os estudantes,e ao mesmo tempo um exercício de aprendizagem. Obrigada!

Postar um comentário