Como surge o bicho dentro da goiaba?

  Aquele “bicho de goiaba” na verdade são larvas de uma mosca. Elas chegam ao interior da fruta ainda no formato de minúsculos ovos que se tornarão filhotes de um inseto chamado mosca-da-fruta. Depois de fecundadas, essas moscas perfuram as cascas não só da goiaba, como também de várias outras frutas, para colocar seus ovos lá dentro.
Com uma espécie de ferrão localizado no abdômen, a mosca-da-fruta rompe a casca e deixa seus ovos dentro do fruto. Esses ovos se transformam em larvas que se alimentam da polpa da fruta e vão abrindo nela túneis onde passam a viver. Isso favorece a proliferação de bactérias que aceleram o apodrecimento da fruta. Para as larvas, esse processo é importante, pois a casca fica permeável, permitindo a entrada de mais ar e facilitando sua respiração.
Quando a fruta cai do pé, a larva se enterra alguns centímetros no solo para continuar seu desenvolvimento no estágio de pupa, um período intermediário antes da metamorfose total. Após dez dias, ela finalmente vira uma mosca.
Pior que achar um bicho de goiaba é achar meio bicho de goiaba!

    A partir disso podemos refletir a importância de um trabalho com o bicho da goiaba.Coletar alguns frutos maduros e colocá-los em um vidro com um pouco de areia úmida em seu fundo,com a boca fechada com um pano, depois de alguns dias o bicho da goiaba abandona o fruto e se enterra na areia, formando um pequeno casulo (pupa). Cada pupa dará origem a uma mosca adulta que, após alguns dias, copulará e procurará frutas maduras para colar seus ovos. de cada ovo sairá uma pequena larva, que irá se alimentar no interior do fruto,quando passará a ser chamado de "bicho da goiaba."  

       A investigação com animais diversos serão importante na perspectiva de permitir que os alunos possam testa e rever seus modelos de reprodução.

 
A mosca-da-fruta pertence à família Tephrytyda

Anderson Souza

Referência Bibliográfica 
Nelio bizzo, ciências: fácil ou difícil ?
link : diáriodabiologia.com

3 comentários:

Anônimo disse...

faz mal p saúde ingerir goiabas com as larvas? E bate-la no liquidificador (poupa) ;congela-las e depois fazer suco?

Biologo do Sertão disse...

Não, faz mal para as larvas que vai morrer,pois no nosso estômago tem um sulco gástrico que é ácido e dissolve as células dos alimentos, proporcionando a digestão.

oficial.bialpsbr.weebly.com disse...

eu encontrei uma agorinha fiquei com muito nooooojo ainda bem q cortei a goiaba antes de comer, 10s de nojo 10 anos de terapia kkk LOL

Postar um comentário