Prática 6 - Erosão


Erosão é um fenômeno natural provocado pela desagregação de materiais da crosta terrestre pela ação dos agentes exógenos, tais como as chuvas, os ventos, as águas dos rios, entre outros. Essas partículas que compõem o solo são deslocadas de seu local de origem, sendo transportadas para as áreas mais baixas do terreno.

Como ocorre a erosão????

Material Utilizado:

1 carriola de terra
 2 bandejas
2 Caixas
2 recipientes com água
Capim ou qualquer outra planta


Procedimentos:

1° Passo
Os alunos devem observar as duas bandejas cada uma com uma caixa, sendo que a caixa da esquerda apresenta vegetação e caixa da direita  não apresenta vegetação.


2° Passo
 Os alunos devem colocar a água que se encontra nos recipientes em cada caixa.


A caixa que não apresenta vegetação observa-se que a mesma não estar protegida com as plantas e suas raízes e assim a água remove com facilidade a terra, criando alguns sulcos. Esta experiência demonstra o fenômeno da erosão, um dos processos de destruição do solo. Já a caixa com vegetação verifica-se que a terra não é removida com tanta facilidade como na anterior.


Tenham uma ótima prática!!!!!!!

Por Ana Fidélis

Referências Bibliográficas








7 comentários:

Mylle Matias disse...

Boa prática, mas como você poderia contextualizar essa atividade se for realizada no sertão?

Alguma sugestão de como ensinar essa prática?

By monitora de PLEC \o/\o/

Unknown disse...

Obrigada!
O professor (a) pode começar a aula com o experimento para que os alunos percebam que o solo sem vegetação é desprotegido a ação da erosão. Erosão que no caso esta sendo provocada pela água. Após este experimento o professor irá relacionar com o solo do sertão, pois se sabe que o solo do sertão é pedregoso e tem vegetação escassa. Então quando a chuva prejudica o solo levando os nutrientes armazenados no solo este fenômeno ocorre no sertão, pois como dito anteriormente a vegetação é escassa. No decorrer da aula o professor falaria dos outros fatores que também causam erosão. Esta mesma prática pode ser utilizada nas Grandes cidades envolvendo as catástrofes, como por exemplo, deslizamentos de terras. É quase comum vermos nos telejornais em períodos de chuva de forte a seguinte notícia: Houve algumas mortes provocadas por deslizamentos de terra no morro X, no caso o que provoca esse deslizamento de terra não é a erosão, pois no deslizamento o material sólido retirado do solo é transportado com maior velocidade do que na erosão. Mas o deslizamento ocorre, pois a vegetação natural daquela região foi retirada para a construção de moradias. Como explicado anteriormente com a retirada da vegetação o solo fica mais vulnerável a estes fenômenos.
Espero ter esclarecido sua dúvida. Mas caso minha explicação não foi clara o suficiente pode retornar a perguntar.

Ana Fidelis

Mylle Matias disse...

Obrigada pela (enorme) resposta Ana rsrs, o meu comentário, foi porque essa informação já deveria está na postagem... Pois se trata de um dos objetivos da avaliação 1.

Unknown disse...

Por nada, Mylle!

Iremos providenciar um complemento ao texto original.

Unknown disse...

Não perca as próximas postagens!

Mylle Matias disse...

Não irei perder!! Vocês estão indo muito bem.

:)

Unknown disse...

Turma, utilizei essa prática nas minhas aulas de ciências e elas foram muito proveitosas para meus alunos. A prática facilitou muito na avaliação continua e no aprendizado do aluno. Recomendo a todos.
Ana Fidelis.

Postar um comentário