Prática 11 - Filtragem de água com garrafa pet


A água é parte constituinte e fundamental para a vida dos seres vivos, sendo sua qualidade capaz de interferir na saúde das populações em geral. Intoxicações, disenterias, giardíase, cólera, febre amarela, dengue, febre tifoide, hepatites A e E, amarelão, ascaridíase, oxiurose, esquistossomos e leptospirose são algumas doenças causadas pela má utilização da água, seja pela ingestão, contato, ou mesmo formação de criadouros de agentes transmissores de doenças. 

Assim, é necessário que os alunos compreendam a importância de assegurar a qualidade e o uso correto desta substância imprescindível à vida e, para tal, é importante o conhecimento do processo de filtração. 

Experimentos envolvendo o tratamento doméstico de água podem ser uma forma simples e, ao mesmo tempo, interessante de capacitar o aluno, principalmente se considerarmos que existem diversas regiões em nosso país que ainda não foram contempladas com sistemas de tratamento de água. Tais métodos podem ser adotados, também, em casos de suspeita de contaminação da água da rede pública; ou mesmo em situações nas quais sua qualidade não é evidente, como da água oriunda de rios e cisternas.
 

Materiais necessários:

- Garrafas PET de 2 litros
- Algodão
- Areia limpa (encontrada em lojas de aquarismo)
- Pedras pequenas (idem)
 
- Carvão em pó
- Tesoura
Construção:

   Primeiro Passo: Com os materiais em mãos, divida a turma em grupos de até quatro alunos e solicite a realização de um relatório destacando todas as etapas da atividade. Em seguida, inicie a construção do filtro. Para isso, retire o fundo da garrafa pet com a tesoura e vede o gargalo com o chumaço de algodão. Posicione a garrafa de forma que o fundo fique voltado para cima e o gargalo para baixo.

  Segundo  Passo: Posteriormente, lave a areia e o cascalho em água corrente. Após esse procedimento, adicione, respectivamente, uma camada de areia fina, uma de areia grossa, o cascalho fino e, por fim, o cascalho grosso. O filtro está pronto. Nesse momento, despeje a água barrenta no filtro caseiro e observe o que acontecerá.

        Terceiro  Passo: A água barrenta ficará limpa após passar pelas camadas do filtro. No entanto, é importante ressaltar que ela não é adequada para consumo, visto que apenas as partículas maiores foram filtradas, podendo haver substâncias patogênicas. Para que essa água possa ser ingerida, ela deve ser fervida e adicionada a ela uma pequena porção de hipoclorito de sódio.





Tenham uma ótima prática!! :)

Por: Andreza Silva

Referências Bibliográficas



http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/tratamento-de-agua.htm 17/01/2013 23:15hrs





10 comentários:

Mylle Matias disse...

Olá Andreza,

parabéns pela prática... Ela está bem contextualizada com o Sertão.

:)

Unknown disse...

Obrigada Mylle, confira os nossos vídeos também. ^^

Luis Avelar disse...

Tem certeza que essa sequência está totalmente certa?

Não será antes, do topo para o fundo:
1º Cascalho grosso
2º Areia Fina
3º Carvão
4º Algodão

Obrigado pela atenção
Luís Avelar

Akelá disse...

A sequencia colocada na foto esta invertida, no texto esta correto. Quem sabe voces fazem a correção?

Anônimo disse...

Caramba, por que não tem uma página que mostra a função de cada um dos matérias? Por que estou colando areia fina ? Não pode ser qualquer tipo de areia? Pra que serve o algodão, o carvao, ? Resumido? Pra que serve cada material que foi colocado ai? ..

Unknown disse...

Para que serve o algodão?

Davi dos Santos Filho disse...

A professora de meu filho, passou a mesma experiência, mas na imagem aparece seis ciclos de filtragem, mas no passo a passo apenas quatro. É isso msm?

Davi dos Santos Filho disse...

Para reter micropartículas, as quais não foram absorvidas em processos anteriores

Davi dos Santos Filho disse...

Vixe, tem divergências aí,tbm estou preocupada, por ser trabalho escolar de meu filho! Com minha breve experiência: a tela serve para reter sedimentos grossos, o carvão adivado para matar microorganismos, areias e pedras grossas e finas, para reter sedimentos mais finos!!!

Anônimo disse...

Nem eu sei explicar

Postar um comentário