Prática 10 - Será que a água congela em segundos?


GELO INSTANTÂNEO
Em uma breve explicação o acetato de sódio principal elemento para utilização desse experimento, também chamado etanoato de sódio, é um composto cristalino incolor, de fórmula (CH3COONa). Apresenta-se normalmente na forma de sal anidro ou trihidratado. Ambas as formas são solúveis em água e ligeiramente solúveis em etanol.

MATERIAL NECESSÁRIO

            Uma boa quantidade de acetato de sódio (cerca de 75 g para cada 100 ml de água).


             Água. 



   Panela.



     Fogão.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

   Dissolver o acetato de sódio na água bem quente.
Após o acetato está bem dissolvido deixe-o esfriar até à temperatura ambiente. 
               Para provocar a solidificação introduza um pouco de acetato de sódio em estado sólido na mistura ou use uma varinha com um pouco de acetato de sódio na ponta para realizar esse contato.
Observe o que acontece



EXPLICAÇÃO
A água foi aquecida para poder dissolver o acetato de sódio, mas também porque o ponto de fusão do acetato de sódio é de 54 °C, ou seja, ele fica no estado líquido, quando se encontra acima desta temperatura.  Quando a mistura começa a esfriar, o sal dissolvido fica instável, ele tende a voltar para o estado sólido, porém, isso só acontecerá se houver algum estimulo como alguma impureza em contato com a mistura ou a agitação da mesma, caso contrario não iniciará a solidificação.



OBSERVAÇÃO: A solução a preparar deve estar quase saturada. A solubilidade do acetato de sódio é de 76g por cada 100 ml de água. Este experimento é conhecido como "gelo quente", "gelo instantâneo" e alguns outros. Mas não se trata de mágica ou da formação instantânea de gelo e sim da recristalização de um sal, o acetato de sódio.
UTILIZAÇÃO: Estudos já existem para viabilizar esse produto na utilização em bolsas térmicas e imobilizadores térmicos para uso fisioterapêutico.

DIVIRTAM-SE!!!!!!!!!!!

Por Elizama

Referências Bibliográficas:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Acetato_de_s%C3%B3dio – Acesso em 17/01/2013 às 09h14min.














0 comentários:

Postar um comentário