Biólogos do sertão e a diversidade da caatinga...




                Quando nos deparamos com qualquer notícia sobre a Caatinga ou “Mata Branca” logo, para a maioria das pessoas o que vem a mente é: local seco e pobre, sofrimento, falta de expectativa de vida, pobreza paisagística, entretanto, desconhecem a riqueza e a importância desse Bioma, exclusivo do território brasileiro, no qual ocupa na sua grande proporção a Região Nordeste, com algumas áreas no Estado de Minas Gerais. A vegetação da Caatinga não apresenta a exuberância do verde encontrado na maioria das florestas, e o aspecto seco dos arbustos e cactos (planta nativa da região), sugere pouca diversificação da fauna e flora. Porém, isso se dá durante o período seco que dura à maioria dos meses, sendo a paisagem alterada com as primeiras chuvas. Assim a Mata Branca volta a ter “vida” mostrando a imensidão da sua Biodiversidade, Relevância biológica e Beleza Única. 


  
                Dentre a multiplicidade de comunidades vegetais, são várias as estratégias de sobrevivência no período seco. Muitas plantas perdem suas folhas para reduzir a perda de água, renovando-as quase que de um dia para o outro quando as chuvas chegam. Já os Cactos, conseguiram modificar suas folhas em espinhos, sendo consideradas, plantas suculentas isso porque tem a capacidade de acumular água.  Além disso, existem plantas que são endêmicas da Caatinga e utilizadas comumente pela população devido as suas propriedades terapêuticas. Porém, a fauna merece destaque nesse bioma, principalmente, na quantidade de espécies de répteis e anfíbios.  






                Mas, mediante grande riqueza da sua diversidade a Caatinga pode ser considerada um dos biomas mais ameaçado e alterado devido á atividade humana, tendo apenas 0,28% da sua área coberta por unidades de conservação. Como resultado da degradação ambiental e da ausência de preservação, infelizmente, muito já se perdeu em biodiversidade além de terem seus solos e recursos naturais usados inadequadamente. E para a política pública apesar da importância estratégica do semiárido para o Brasil, ainda pouco se tem feito.  Apenas recentemente ocorreu um despertar de diversos setores governamentais e também não governamentais para a grave situação que hoje se encontra a Caatinga. Além da necessidade e importância em conservar os sistemas naturais, tal despertar se fez mais que necessário devido à insuficiência de conhecimento científico. 
                Bem, sabendo que a nossa CAATINGA ou simplesmente MATA BRANCA, vai muito além que galhos secos. O nosso bioma com sua beleza peculiar e riquíssima biodiversidade é VIDA, por isso precisa ser cuidado, preservado, protegido e amado não apenas pelos nordestinos, mas por todos os brasileiros.  Então venham conosco descobrir um pouco mais sobre suas peculiaridades, riquezas, curiosidades e como esse bioma pode ser cenário para aulas práticas e projetos pedagógicos! 



SEJA UM CIENTISTA DO SERTÃO!!! 






 Vídeo de apresentação do livro "Caatinga um Novo Olhar", uma realização da Associação Caatinga e do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet. 2012.




    


Por Karla Marques e Roberta Silva

*Caatinga: Palavra de origem Tupi-Guarani que significa “floresta branca”.
*Bioma: Conjunto de comunidades vegetais e animais determinados por fatores climáticos que ocupam grandes extensões geográficas.


Referências Bibliogáficas:


1 comentários:

Unknown disse...

O vídeo é perfeito!

Postar um comentário