Prática 22 - Ovo engarrafado


Os gases representam o estado físico da matéria cujos valores de volume, densidade ou forma própria não são definidos. Apresentam alto grau de desordem causado pelo deslocamento livre das partículas que os constituem (átomos, moléculas ou íons – geralmente moléculas) e são objetos de estudos por possuírem grande aplicabilidade no cotidiano, e por ser a camada material na qual mais mantemos contato, afinal, normalmente todo o nosso corpo fica em contato com gases (ar atmosférico).
Os gases possuem 4 variáveis de estado: Temperatura, volume , pressão e numero de mols (quantidade de gás/ matéria).
Existem algumas leis que mostram as relações entre essas grandezas, como a lei de Boyle, que mostra a relação entre a pressão é o volume. Sua lei diz que o volume do gás diminui conforme a pressão aumentada. Por exemplo, dobrar a pressão, provoca diminuição do volume para a metade de seu valor original. 


Representação gráfica dos resultados da lei de Boyle-Mariotte


A Lei de Charles, fala da relação entre temperatura e volume, cujo volume de certa quantidade fixa de gás à pressão constante, aumenta a temperatura.

Gráfico V X T representando a variação linear do volume com a temperatura


Também temos a Lei de Avogadro, um trabalho de Amadeo Avogadro (1776-1856), que mostra a relação entre quantidade de gás e volume. Essa lei diz que o volume de um gás é afetado não apenas pela pressão e temperatura, mas também pela quantidade de gás, ou seja, quando uma quantidade de gás é mantida a pressão constante em um sistema fechado seu volume varia de maneira proporcional à temperatura.


Resultados da função que corresponde à lei de Gay-Lussac, P = k.T.

Na nossa experiência, poderemos ver relações entre essas grandezas, onde se demonstra o efeito que a variação de temperatura exerce no volume e na pressão dos gases.

Materiais necessários:

  •          Um ovo cozido sem casca
  •          Uma garrafa de vidro com gargalo largo
  •          Algodão
  •          Fósforos
  •       Álcool
         


Veja o vídeo:



Explicação: Os fósforos acesos ao serem deitados para o frasco aquecem o ar que se encontrava no interior deste. Como já sabemos um gás quando é aquecido passa a ocupar um volume maior do que o inicial. Quando o gás esfria contrai-se, passando a ocupar um volume inferior. A partir do momento em que colocamos o ovo no gargalo do frasco passamos a ter um sistema fechado. Ou seja, quando o gás inicia a sua contração (arrefecimento), a pressão no interior do frasco baixa para níveis inferiores. Nesse instante, o ovo vai ser forçado a entrar no frasco para diminuir a diferença entre a pressão no exterior do frasco e no interior deste. Ou seja, o ovo vai ser obrigado a ocupar o espaço deixado pelo gás que se contrai à medida que a temperatura baixa. 





Por Roberta Silva






Referências Bibliográficas:






0 comentários:

Postar um comentário