Prática 17 - Simulando o Sistema Respiratório


Diversos animais terrestres, como os vertebrados, respiram por meio dos pulmões, que são órgãos do sistema respiratório, responsáveis pelas trocas gasosas entre o ambiente e o sangue. Os pulmões são bolsas de ar localizadas no interior do corpo, na caixa torácica.


O gás oxigênio (O2) presente no ar que penetra nos pulmões difunde-se pela circulação. A principal função dos pulmões é oxigenar o sangue e eliminar o dióxido de carbono (CO2) do sangue.

     Nosso corpo possui sistemas que nos permitem obter os elementos necessários do ambiente e aproveita-lo em nosso favor.  O sistema respiratório é um desses importantes sistemas, que o nosso corpo utiliza para retirar o oxigênio presente no ar, para ser utilizado em  diversas atividades que nosso organismo desempenha.
O sistema respiratório humano é formado pelos seguintes órgãos: nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios e pulmões.


     Na respiração ocorrem dois tipos de movimento: a inspiração e a expiração de ar. Na inspiração, o ar atmosférico penetra pelo nariz e chega aos pulmões; na expiração, o ar presente nos pulmões é eliminado para o ambiente externo. Para esses movimentos de respiração vai ser necessário o diafragma, que é uma membrana muscular localizado na  base de cada pulmão que separa o tórax do abdômen, presente apenas em mamíferos, promovendo, juntamente com os músculos intercostais, os movimentos respiratórios. 

     Nesta prática, o professor poderá propor aos alunos a compreensão do sistema respiratório, construindo o seu próprio modelo do sistema. Possibilitando ao aluno visualizar como o processo de respiração acontece. Os materiais necessários para essa prática são:



  •          Bexigas tamanho médio e pequeno;
  •          Garrafa PET 2L com tampa;
  •         Mangueira ou tubo fino;
  •          Canivete ou estilete;
  •      Tesoura;
  •          Fita adesiva transparente;
  •          Fonte de calor (lamparina);
  •          Chave de fenda;
  •          Lamparina ou fonte de calor.






Procedimento:









      Depois que os alunos construírem seus modelos e testarem, eles vão poder ter uma simulação da inspiração, quando puxam a membrana elástica para baixo, aumentando o espaço interno dentro da garrafa (caixa torácica). O ar entrará pela extremidade livre do tubo em Y (representando os tubos da traqueia, laringe e brônquios), inflando as bexigas (pulmões). Ao soltar a membrana diminui o espaço dentro da garrafa, aumentando a pressão interna do ar fazendo com que o ar saia de dentro das bexigas, simulando a expiração.


Durante a simulação o professor pode fazer questionamentos. Mas, por que isso acontece? Como é possível o ar entrar na bexiga sem soprar pela mangueirinha? Pode perguntar também quais órgãos  representam  cada material do modelo de sistema respiratório!


Seu modelo está pronto! Bons estudos!!!



 Dica de Jogo didático








Por Roberta Silva




Referências Bibliográficos:



1 comentários:

Anônimo disse...

oi

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