Diversos animais
terrestres, como os vertebrados, respiram por meio dos pulmões, que são órgãos
do sistema respiratório, responsáveis pelas trocas gasosas entre o ambiente e o
sangue. Os pulmões são bolsas de ar localizadas no interior do corpo, na caixa
torácica.
O
gás oxigênio (O2) presente no ar que penetra nos
pulmões difunde-se pela circulação. A principal função dos pulmões é oxigenar o
sangue e eliminar o dióxido de carbono (CO2) do
sangue.
Nosso corpo possui sistemas que nos
permitem obter os elementos necessários do ambiente e aproveita-lo em nosso
favor. O sistema respiratório é um
desses importantes sistemas, que o nosso corpo utiliza para retirar o oxigênio
presente no ar, para ser utilizado em diversas atividades que nosso organismo
desempenha.
O sistema respiratório humano é
formado pelos seguintes órgãos: nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios e pulmões.
Na respiração ocorrem dois tipos de movimento:
a inspiração e a expiração de ar. Na inspiração, o ar atmosférico penetra pelo
nariz e chega aos pulmões; na expiração, o ar presente nos pulmões é eliminado
para o ambiente externo. Para esses movimentos de respiração vai ser necessário
o diafragma, que é uma membrana
muscular localizado na base de cada
pulmão que separa o tórax do abdômen, presente apenas em mamíferos, promovendo,
juntamente com os músculos intercostais, os movimentos respiratórios.
Nesta prática, o professor poderá propor
aos alunos a compreensão do sistema respiratório, construindo o seu próprio
modelo do sistema. Possibilitando ao aluno visualizar como o processo de
respiração acontece. Os materiais necessários para essa prática são:
- Bexigas tamanho médio e pequeno;
- Garrafa PET 2L com tampa;
- Mangueira ou tubo fino;
- Canivete ou estilete;
- Tesoura;
- Fita adesiva transparente;
- Fonte de calor (lamparina);
- Chave de fenda;
- Lamparina ou fonte de calor.
Procedimento:
Depois
que os alunos construírem seus modelos e testarem, eles vão poder ter uma
simulação da inspiração, quando puxam a membrana elástica para baixo,
aumentando o espaço interno dentro da garrafa (caixa torácica). O ar entrará
pela extremidade livre do tubo em Y (representando os tubos da traqueia,
laringe e brônquios), inflando as bexigas (pulmões). Ao soltar a membrana
diminui o espaço dentro da garrafa, aumentando a pressão interna do ar fazendo
com que o ar saia de dentro das bexigas, simulando a expiração.
Durante a simulação o professor
pode fazer questionamentos. Mas, por que isso acontece? Como é possível o ar
entrar na bexiga sem soprar pela mangueirinha? Pode perguntar também quais
órgãos representam cada material do modelo de sistema
respiratório!
Por Roberta Silva
Referências Bibliográficos:
1 comentários:
oi
Postar um comentário