Prática 1 - Condução de Seiva





Mandacaru quando fulora na seca
       É o sinal que a chuva chega no sertão ...




Nos vegetais a condução de seiva (água, sais minerais, carboidratos) é realizada através dos sistemas de vasos (xilema e floema), que se distribuem ao longo do corpo. A água e os sais minerais (seiva bruta) absorvidos pelas raízes são transportadas até as folhas através do xilema. A distribuição de seiva elaborada (água e açúcares) é realizada pelos vasos de floema.

Fonte: http://www.geocities.ws/investigandoaciencia/caules.htm

             A teoria mais aceita para explicar a condução da seiva bruta até as folhas é a teoria da coesão-tensão.  De acordo com essa teoria, as moléculas de água dentro dos vasos xilemáticos mantêm-se unidas por forças de coesão, formando uma coluna líquida contínua das raízes até a folha. À medida que as folhas perdem a água por transpiração, suas células  absorvem água dos vasos xilemáticos, gerando uma força de sucção que puxa a coluna líquida através do xilema. 

Fonte: http://adrianacorreiacbt10a.blogspot.com.br/2009/04/o-transporte-nas-plantas.html



As cactáceas são vegetais da região do semiárido, sendo exploradas pela população rural para suprir as suas necessidades de alimentação, vestimenta, medicamentos, energia e habitação.  O mandacaru (Cereus jamacaru) é uma espécie que é utilizada diretamente pela população no tratamento de doenças, na alimentação, poder ser fornecida aos animais como forragem e empregada na ornamentação. As flores são brancas e medem aproximadamente 30 cm de comprimento e duram apenas um período noturno, ou seja, desabrocham ao anoitecer e ao amanhecer já começam a murchar.



Fonte:http://jardinsmaravilhosos.blogspot.com.br/2008/11/que-flor-essa.html



Fonte:http://cinzasdiamantes.blogspot.com.br/2012/03o-serao-iluminado-de-rosemberg-cariry.html


Diante desses aspectos o objetivo dessa prática é observar o transporte da seiva através da ascensão de corante em botões florais de mandacaru (Cereus jamacaru), planta típica da caatinga.

MATERIAIS NECESSÁRIOS:

·          Flor do mandacaru (Cereus jamacaru)
·          Becker ou proveta ou qualquer potinho ( café solúvel, maionese)
·          Anilina

PROCEDIMENTOS:

1.                 Preencher um becker ou proveta até a metade com anilina diluída em água
2.                 Colocar a flor do mandacaru no becker



 Fonte: http://galeria.colband.com.br/index.php/ciencias/lab-bio/Aula-Bot-nica---Vasos-condutores-das-plantas



Fonte: http://galeria.colband.com.br/index.php/ciencias/lab-bio/Aula-Bot-nica---Vasos-condutores-das-plantas



3.                 Observar a condução do corante no interior do vegetal

Fonte: http://galeria.colband.com.br/index.php/ciencias/lab-bio/Aula-Bot-nica---Vasos-condutores-das-plantas






DICAS PARA AULA!!!!!!!!!!!!!!

Comece questionando os alunos sobre como as plantas conseguem transportar água e nutrientes dentro delas, anote as respostas no quadro-branco. Em seguida inicie a prática e vá anotando os resultados no quadro. Discuta com os alunos as respostas que eles deram e os resultados obtidos, excluindo as resposta incorretas e aprimorando as respostas mais coerentes. Em seguida explique como as plantas absorvem água do solo e comente sobre a teoria da coesão-tensão, fazendo todo o caminho da seiva desde a raiz até as folhas.


Boa aula à todos e todas!!!!!!!



Espero que se divirtam e cuidado com os espinhos!!!!!





Beijos e Abraços 
:)





 por Mary Dias



Referências Bibliogáficas

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mandacaru

http://www.aprenda.bio.br/portal/wp-content/uploads/2011/06/Aulas-Pr%C3%A1ticas-Ensino-M%C3%A9dio-e-Fundamental-Bot%C3%A2nica-Transporte-de-Seiva.pdf

http://www.biomania.com.br/bio/conteudo.asp?cod=1245

Guedes, R. S.; Alves, E. U.; Gonçalves, E. P.;  Bruno, R. L. A.; Braga Júnior, J. M.;  Medeiros, M. S. Germinação de sementes de  Cereus jamacaru DC. em diferentes substratos e temperaturas. Acta Scientiarum. Biological Sciences, v. 31, n. 2,  p. 159-164, 2009

Amabis, J.M.; Martho, G.R. Conceitos de biologia. Moderna. São Paulo, 2001.



3 comentários:

Tudo em Biologia disse...

Muito boa a aula prática, os alunos irão visualizar
o processo e não apenas imaginá-lo.

Mylle Matias disse...

Ótima prática. Com a visualização do processo, é mais válido o desenvolvimento do aluno. E adorei as dicas para a aula. Parabéns Mary!

By monitora de PLEC \õ/\õ/

Marcela Woolley ;) disse...

Essa prática deve ser massa com os alunos, eles irão visualizar, mt legal e ainda por cima com essas flores liiindas!!!

Parabéééns!

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