Prática 14 - O efeito estufa e o forno solar ...


 "E se quiser saber 
Pra onde eu vou
Pra onde tenha Sol 
É pra lá que eu vou"







Como funciona uma estufa?

Estufas são estruturas com o objetivo de acumular e conter o calor no seu interior, mantendo assim uma temperatura maior no seu interior que ao seu redor.
Numa estufa onde a fonte de calor é o sol, o aquecimento dá-se essencialmente porque a convecção é suprimida. Não há troca de ar entre o interior e o exterior, sendo assim a energia que entra pela radiação solar que aquece o ambiente interno não é perdida com as correntes acendestes que carregariam o calor.

Entendendo o efeito estufa...

Efeito estufa é um fenômeno natural de aquecimento térmico da Terra. É imprescindível para manter a temperatura do planeta em condições ideais de sobrevivência.
Os raios provenientes do Sol, ao serem emitidos à Terra, têm dois destinos. Parte deles é absorvida, e transformada em calor, mantendo o planeta quente, enquanto outra parte é refletida e direcionados ao espaço, como radiação infravermelha.


E o que isso tem a ver com o sertão?

O sol é fonte de energia capaz de substituir o gás de cozinha e a lenha. Pesquisadores estão divulgando pelo Interior, através de oficinas para fabricação de forno solar, o utensílio formado com materiais recicláveis, como papelão, vidro, alumínio e plástico.O aparelho seria uma alternativa econômica e sustentável, capaz de substituir o uso de lenha e de gás.

ATENÇÃO: O fogão solar tem vantagens, além de ser ecológico. O problema é que o cozimento da comida é bem mais lento. Além disso, não dispensa o uso do fogão tradicional, pois não é viável para aquecer um café pela manhã.

Vantagens do forno: equipamento barato e fácil de usar; reduz o trabalho de cozinhar: toda a comida é colocada no forno ao mesmo tempo e não precisa ser mexida ou vigiada durante o cozimento, pois não queima e deixando o usuário livre para outras atividades. Não causa incêndios nem queimaduras. 

Passo a passo:

Material necessário:

      ·   Duas caixas de papelão (será necessário colocar uma dentro da outra com uma folga de cerca de 2cm).
• Um pedaço de papelão um pouco maior do que a caixa grande (para fazer a tampa)
• Um pedaço de vidro do tamanho da caixa menor ou um pouco maior desde que não ultrapasse a área da caixa grande.  
• Um pedaço de metal do tamanho da caixa menor (ele será colocado dentro dela)
• Cola branca
• Régua e esquadro
• Lápis
• Estilete
• Tesoura
• Fita adesiva
• Papel de alumínio
• Papel pardo ou papel rascunho
• Algum material isolante (isopor reaproveitado, espuma, papelão ou outro)
• 2 parafusos com rosca
• Um pedaço de arame (pode ser um cabide velho).

Construindo o forno...

1. Comece cortando as abas de cima da caixa maior.





2. Em seguida, passe cola nas abas da parte de baixo da caixa, para que ela tenha mais
firmeza.


3. O próximo passo é marcar com lápis o contorno da caixa menor no fundo da caixa maior e colar papel de alumínio em todas as laterais e no fundo. Ele servirá para refletir o calor e aumentar a eficiência do fogão.



4. Para que a caixa de dentro fique firme e centralizada, faça, com papelão dobrado e colado no fundo, quatro suportes como mostrado na foto abaixo.

Suportes de papelão.


5. Para aumentar o isolamento térmico, coloque isopor ou outro material isolante em toda área que ficará em contato com a caixa interna.




6. Reserve a caixa grande e comece a trabalhar com a caixa menor. 
    Passe cola em toda área interna da caixa.


7. Em seguida, cole papel de alumínio de modo a cobrir todo do fundo e as laterais da caixa interna. Isso aumentará a superfície de reflexão e a eficiência térmica do fogão.



8. Agora as duas caixas estão prontas. Para concluir a parte interna do seu fogão solar, pinte a chapa metálica de preto. Coloque a caixa menor dentro da maior e a chapa metálica no fundo da caixa interna.


9. Para um acabamento melhor, você pode fazer uma borda com papelão e colocar por cima das caixas, como mostrado na foto.


10. O próximo passo é fazer a tampa do fogão. Marque o contorno do fundo da caixa maior em um pedaço de papelão. Em seguida, deixe uma sobra de 5 cm de cada lado para fazer a dobra da tampa. Corte o papelão.


11. Use um objeto reto para apoiar e dobre as laterais do papelão para dar forma à tampa.
Observe que deve ser feito um pequeno corte nas extremidades para a colagem.


12. Depois de dobrar, cole as pontas para fechar a caixa, como na foto.
      Faça pressão enquanto a cola seca.


13. Centralize o vidro em cima da tampa, na área correspondente à caixa interna, marque as bordas com lápis e depois faça um traço dois centímetros para dentro para apoio do vidro.


14. Corte a caixa para fazer a abertura com espaço necessário para apoio do vidro. Cole o vidro na tampa com cola branca.




15. Para preparar o refletor, corte um pedaço de papelão do tamanho da tampa, deixando duas abas com suporte para prender na tampa. Cole papel de alumínio em uma das faces. Prenda o refletor na tampa fazendo um furo e utilizando um parafuso de rosca.




E agora está pronto!!!!!! 

Um forno solar para fazer o almoço, esquentar uma água ou apenas para brincar de ciência!!!!!




Dica para o professor!!!!!

Você pode usar essa atividade como um projeto didático à ser realizado pelos alunos. Dividindo a turma em grupos e fazendo uma amostra de fornos solares. 
Avalie a criatividade, trabalho em equipe e individual, e é claro a eficiência do forno.
Ou transforme essa prática num projeto de feira de ciências!!!

ATENÇÃO: ORIENTE OS PAIS PARA QUE ELES POSSAM AUXILIAR SEUS FILHOS!! ESSA ATIVIDADE DEVE SER REALIZADA COM A SUPERVISÃO DE UM ADULTO!!!!! 



Uma prática divertida e deliciosa para todos e todas!!!!!!!

   Por Mary Dias      :)


Referências Bibliográficas

3 comentários:

Mylle Matias disse...

Olá Mary,

tenta diminuir o espaço que está depois das referências... E parabéns pela prática.

:)

Abraços

Unknown disse...

Obrigada Mylle!
Já ajustei o texto!
:)

Marcela Woolley ;) disse...

Q massa, adorei o forno!!! Mt legal p fazer com os alunos!

Parabéns!!!

Postar um comentário