Prática 15 - Construindo um Pluviômetro...

Mas e o que é pluviômetro?????



Pluviômetro é um instrumento que serve para medir a quantidade de chuva de uma dada região. 

O Sertão nordestino é a região que mais sofre por falta de chuvas. O índice médio de chuva anualmente é entre 300 e 600 milímetros por ano no sertão, enquanto isso na cidade como Brasília costuma ter 1 500 milímetros de chuva anualmente. Isso ocorre pelo tipo de massa de ar aliado ao relevo, esse muitas vezes impede que massas de ar quentes e úmidas ajam sobre o local causando chuvas. A construção do pluviômetro nas escolas do Sertão tem como proposta o aluno construir um mapa pluviométrico de acordo com os dados coletados pelos alunos durante os dias chuvosos no sertão. E assim os alunos estarão participando ativamente da construção do seu conhecimento em relação aos devidos componentes, como por exemplo, a água como elemento da Biosfera e alterações climáticas e sua relação com as plantas. Esta prática é multidisciplinar, pois é possível articular a atividade com as disciplinas de Ciência, Matemática e Geografia.



Materiais Utilizados:




  • Garrafas PET lisa e transparente de 2L e meio;
  • Caibro de madeira de 2m de comprimento e 6x6 cm de largura;
  • Bracelete de encanamento (PVC) que caiba o caibro;
  • Adesivo padrão elaborado pela defesa civil;
  • Porção de gesso ou cimento;
  •  Tesoura;
  • Estilete;
  • Prego;
  • Martelo;
  • Pincel atômico;
  • Cavadeira.

Procedimentos:

1° Passo
Selecione uma garrafa PET lisa e transparente, que não tenha ondulações ao seu meio. Marque com um pincel atômico na extremidade superior, extremidade que deverá ser cortada, e em seguida corte-a com tesoura ou estilete. Observe as imagens abaixo:


2° Passo
Preencha com massa impermeável (Massa corrida, cimento e etc.) a parte inferior e irregular da garrafa PET, para que a medida do adesivo inicie-se em sua extremidade lisa, possibilitando desta forma maior precisão nos acumulados pluviométricos. Adicione água posteriormente, iniciando assim a reação com a massa impermeável. Observe as imagens abaixo:

3° Passo
Após o preenchimento da garrafa PET com massa impermeável, cole o adesivo sobre a parte externa da área preenchida por massa, retirando posteriormente as rebarbas das áreas onde foram cortadas. Observe as imagens abaixo:


4° Passo
Como suporte o pluviômetro a ser fixado no caibro utilizaremos uma garrafa PET de 2l e meio, que terá sua base cortada a fim de formamos um suporte para o pluviômetro em formato de um copo de apoio. Também poderá ser utilizado bracelete de encanamento (PVC) que caiba o pluviômetro. Observe as imagens abaixo:


5° Passo
Para fixação do copo de apoio no caibro será utilizado prego e martelo. Observe as imagens abaixo:



6° Passo
Pronto o pluviômetro, o caibro e a base de sustentação, teremos como última etapa à fixação do caibro em uma área com espaço livre de no mínimo 2 metros ao redor do aparelho, para que não haja obstrução de edificações, árvore e outros sobre a captação das águas da chuva. Deverá ser feito um buraco sobre o solo de aproximadamente 50 cm, sendo que o caibro deverá ter 1,5 metros acima do solo. Observe as imagens abaixo:



Abraços e uma ótima prática!!!!!!!

Por Ana Fidélis




Referências Bibliográficas


Disponivel em: http://geounisantanna.blogspot.com.br/p/como-construir-um-pluviometro-de.html. Acessado em 15/01/13 ás 13h50min.
Disponível em: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/construcao-um-pluviometro.htmAcessado em 15/01/13 ás 13h50min.
Disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-chove-tao-pouco-no-nordeste.  Acessado em 15/01/13 ás 14h100min.
Disponível em: http://biosferams.org/2012/03/construa-um-pluviometro/html.  Acessado em 15/01/13 ás 15h00min.








0 comentários:

Postar um comentário