Prática 16 - Vulcões

Entendo os vulcões...

Os vulcões originam-se quando uma passagem ou um canal possibilita uma ligação entre uma superfície da crosta terrestre e as camadas mais profundas da Terra, nas quais são encontradas as rochas derretidas. As grandes pressões e temperaturas do interior do planeta forçam essas rochas derretidas (o magma) a emergir, as quais passam então a ser chamadas de lava.

Na superfície, a lava se resfria ao entrar em contato com temperaturas mais baixas, passando para o estado sólido. É possível que, nesse processo, ela bloqueie a abertura do vulcão e interrompa sua erupção. Mas, caso as pressões voltem a aumentar nas camadas interiores da Terra, a passagem pode ser reaberta, reativando o vulcão, que voltará a liberar lava por sua abertura.

Experimento



Para observar de perto a atividade de um vulcão, você e seus colegas podem montar um vulcão artificial.

Atenção: Não leve à boca qualquer material do experimento.


Material

·         Copo de plástico (pode ser de iogurte, de maionese ou descartável)
              ·         Argila ou barro


·         Corente de alimento líquido na cor vermelha


·         Colher de sopa


·         Colher de sobremesa

·         Detergente


·         Vinagre


·         Bicarbonato de sódio.


Procedimento

1.      Disponham o copo em uma superfície plana, com a boca voltada para cima, como se fosse a abertura de uma cratera. Usem o barro (ou argila) para moldar as encostas do vulcão, o que deve ser feito ao redor do copo e com cuidado, para que o barro não caia dentro dele.
2.      Depois que o barro secar, coloque uma colher de sobremesa de bicarbonato de sódio no copo. Adicione também algumas gotas do corante e do detergente. Aguarde alguns segundos e coloque na mistura uma colher de sopa de vinagre.
3.      Agora, observe o que acontece e anote as observações no caderno.




 Discussão

Professor: Solicite aos alunos a resposta da seguinte questão:
·        O que há de diferente na estrutura desse vulcão artificial quando comparada à de um vulcão de verdade?

Essa prática está relacionada ao entendimento do planeta Terra, especificamente a litosfera.


Então professor, você poderá realizar esta simples prática com seus alunos e permitir assim o maior rendimento e interatividade em sala de aula.

Por Jackeline Silva J













2 comentários:

Anônimo disse...

A atividade é interessante. Mas caso professores das séries iniciais queiram realizá-la, seria bom disponibilizar uma chave-de-resposta para eles, o que ajudaria na verificação das respostas dos alunos. Não se trata de dar uma resposta fechada, mas indicar aspectos importantes que deveriam ser apontados pelos alunos. parabénsssss. Um abraço, Micheline.

Unknown disse...

Obrigada pela dica, com certeza de muita importância.
Então, no vulcão artificial a "lava" não vem de uma região bem abaixo da litosfera. A resposta pode ser baseada nessa afirmativa.
Quanto ao professor, ele precisa chamar a tenção dos alunos para como a mistura (lava) se compota quando sai do vulcão. Aconselha-se também que o professor pergunte aos alunos o que acontece nos vulcões com a lava depois da erupção e comparar o resultado da atividade com a formação das ilhas vulcânicas(Moretti, 2012).
Att, Jackeline.

Postar um comentário