A caatinga é a única grande região natural brasileira.
Ainda se conhece muito pouco sobre essa grande área, que para muitos se
configura uma região seca e sem vida. Mas ao contrário do que se pensa ela é
rica. Existem centenas de espécies vivendo neste bioma. Encontra-se neste bioma
uma diversidade de fauna e flora, que vai desde, o Veado- catingueiro,Preá,
Gambá e sapo- cururu, até uma vegetação
composta de arbustos como aroeira e juazeiro, Bromélias como o caroá e Cactos como o mandacaru e Xique- xique.
Nesta postagem
é proposto uma prática na qual os alunos poderão conhecer mais sobre esse meio
ambiente tão peculiar. É poderão entender
como animais e plantas interagem nesse meio tão rico e exclusivamente
brasileiro.
Sendo uma
região tão brasileira, por que não falar dela de uma forma bem brasileira, como
o cordel.
O cordel é um
do gênero literário popular, conhecido também como folheto, é escrito geralmente em forma de rimas, onde
primeiro são criadas em relatos orais e depois impressos em folhetos. Segundo
Linhares :
“A
literatura de Cordel teve sucesso, em Portugal, entre os séculos XVI e XVIII.
Os textos podiam ser em verso ou prosa, não sendo invulgar trata-se de peças de
teatro, e versavam sobre os mais variados temas. Encontram-se farsas,
historietas, contos fantásticos, escritos de fundo histórico moralizantes,
etc., não só de autores anônimos, mas também daqueles que, assim, viram a sua
obra vendida a preço, como Gil Vicente e Antônio José da Silva, o Judeu.
Exemplos conhecidos de literatura de Cordel são histórias de Carlos Magno e os
Doze Pares de França, A princesa Magalona, histórias de João de Calais e A
Donzela Teodora”. (LINHARES, 2006, p. 325)
Metodologia
Nesta
atividade os alunos formarão grupos. Cada grupo fará um cordel sobre
diversidade ecológica da Caatinga. A sua fauna e flora, as interações que esses
organismos fazem com o meio ambiente, a área onde vivem esse animais, as plantas medicinais e suas aplicabilidades,
conservação, etc.
O professor pode
levar também os alunos ao laboratório de informática para
pesquisa. Um sítio que os alunos poderão acessar para ajudar na criação dos
cordéis, está disponível em: http://educarparacrescer.abril.com.br/cordel/
(acessado dia 14/01/13)
O objetivo desta atividade é, além de Conhecer uma rica manifestação da nossa literatura
(nordestina) caracterização de valores pedagógicos (leitura, escrita e métrica
dos versos) na utilização do cordel, o aluno poderá estimular a criatividade, o
trabalho em equipe e aplicar todo o conteúdo de ecologia nos verso do cordel.
Depois de feitos e apresentados,
os cordéis podem ser colocados em um varal na sala de aula ou em um espaço
destinado à exposição de trabalhos para
que outro alunos possam ver a produção dos colegas.
Bons estudos!!!
Por Roberta Silva
Referências Bibliográficas:
3 comentários:
Perfeito! Ótima prática e bastante contextualizada... Parabéns.
Perfeito!!!!
Valeu gente!!!São idéias que vão colaborar bastante no ensino do professor em sala de aula. Que bom que gostaram. Roberta Silva.
Postar um comentário