Prática 3 - Cordel da Ecologia



A caatinga é  a única grande região natural brasileira. Ainda se conhece muito pouco sobre essa grande área, que para muitos se configura uma região seca e sem vida. Mas ao contrário do que se pensa ela é rica. Existem centenas de espécies vivendo neste bioma. Encontra-se neste bioma uma diversidade de fauna e flora, que vai desde, o Veado- catingueiro,Preá, Gambá e sapo- cururu, até uma vegetação  composta de arbustos como aroeira e juazeiro, Bromélias como o caroá  e Cactos como o mandacaru e Xique- xique.
Nesta postagem é proposto uma prática na qual os alunos poderão conhecer mais sobre esse meio ambiente tão peculiar. É poderão entender  como animais e plantas interagem nesse meio tão rico e exclusivamente brasileiro.
Sendo uma região tão brasileira, por que não falar dela de uma forma bem brasileira, como o cordel.
O cordel é um do gênero literário popular, conhecido também como folheto,  é escrito geralmente em forma de rimas, onde primeiro são criadas em relatos orais e depois impressos em folhetos. Segundo Linhares :

 “A literatura de Cordel teve sucesso, em Portugal, entre os séculos XVI e XVIII. Os textos podiam ser em verso ou prosa, não sendo invulgar trata-se de peças de teatro, e versavam sobre os mais variados temas. Encontram-se farsas, historietas, contos fantásticos, escritos de fundo histórico moralizantes, etc., não só de autores anônimos, mas também daqueles que, assim, viram a sua obra vendida a preço, como Gil Vicente e Antônio José da Silva, o Judeu. Exemplos conhecidos de literatura de Cordel são histórias de Carlos Magno e os Doze Pares de França, A princesa Magalona, histórias de João de Calais e A Donzela Teodora”(LINHARES, 2006, p. 325)




Metodologia
Nesta atividade os alunos formarão grupos. Cada grupo fará um cordel sobre diversidade ecológica da Caatinga. A sua fauna e flora, as interações que esses organismos fazem com o meio ambiente, a área onde vivem esse animais,  as plantas medicinais e suas aplicabilidades, conservação, etc.
O professor pode levar também  os  alunos ao laboratório de informática para pesquisa. Um sítio que os alunos poderão acessar para ajudar na criação dos cordéis,  está disponível em: http://educarparacrescer.abril.com.br/cordel/ (acessado dia 14/01/13)

O objetivo desta atividade é, além de Conhecer uma rica manifestação da nossa literatura (nordestina) caracterização de valores pedagógicos (leitura, escrita e métrica dos versos) na utilização do cordel, o aluno poderá estimular a criatividade, o trabalho em equipe e aplicar todo o conteúdo de ecologia nos verso do cordel.

Depois de feitos e apresentados, os cordéis podem ser colocados em um varal na sala de aula ou em um espaço destinado à exposição de trabalhos  para que outro alunos possam ver a produção dos colegas.


Bons estudos!!!              


 Por Roberta Silva




3 comentários:

Mylle Matias disse...

Perfeito! Ótima prática e bastante contextualizada... Parabéns.

Unknown disse...

Perfeito!!!!

Unknown disse...

Valeu gente!!!São idéias que vão colaborar bastante no ensino do professor em sala de aula. Que bom que gostaram. Roberta Silva.

Postar um comentário